CONHEÇA O PERFUME MUSLIM

Os perfumes são uma mistura de óleos, essências aromáticas, álcool e água, utilizados para proporcionar um aroma agradável e duradouro a diferentes objetos e ao corpo humano. Seu nome deriva do latim per fumun ou pro fumun, e significa “através da fumaça”.

As fragrâncias são compostas por três tipos de notas olfativas que são exaladas e percebidas pelas nossas narinas em diferentes etapas. A notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem que elas são evaporadas: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (base).

 

Notas de saída (ou notas de cabeça)

É o aroma que dá o impacto inicial que percebemos ao abrir o frasco do perfume, estas notas são percebidas instantaneamente após a aplicação do perfume sobre a pele. São sempre leves e pequenas moléculas que evaporam rápido, são as notas mais leves, aquelas que “escapam” do frasco.

Por isto, elas são muito importantes na hora da compra do produto, pois são capazes de atrair ou afastar quem está provando. Sendo assim, estas notas são as formadoras da primeira impressão do perfume.

Geralmente estas essências são descritas como frescas, agressivas, agudas, pois os seus componentes são sempre de cheiro forte e muito voláteis, razão pela qual evaporam rapidamente.

Como exemplos destas notas há as substâncias cítricas, frutas leves, ervas e o gengibre. Também as notas de coração e de fundo são importantes para a formação das notas de cabeça, o que nem sempre é fácil perceber por não profissionais.

 

Notas de Coração (ou Notas de Corpo)

São consideradas o centro, alma e a personalidade do perfume, sendo o considerada o corpo de uma fragrância.

Diferente das notas de saída, elas evaporam mais devagar e são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele, são sentidas após 3 ou 4 horas. São as notas mais encorpada e pesadas, amadeiradas e almíscar.

Cada nota existe para ser sentida em determinado momento, motivo pelo qual notas de fundo não podem aparecer antes da hora e nem as anteriores atrasarem seu efeito.

 

Notas de Fundo (ou notas de base)

Sãos as notas que garantem o poder de fixação de uma fragrância, são elas que definem o cheiro que se dissemina na pele.  Elas são as últimas notas a sumirem e dão peso e calor ao perfume, e são também o último acorde a ser percebido, são notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Estas notas de fundo trazem a profundidade e solidez para o perfume e ficam durante muito tempo sobre o corpo.

Elas possuem uma função dupla, servem para exalarem o odor após longo tempo de uso e são importantes para segurar e fortificar as notas de cabeça e de coração.

Elas podem ser sentidas até mesmo após 24 horas da aplicação, especialmente as que são devidas de baunilha, patchouli, musk e animais.

Então, agora que você já sabe que os perfumes contam com três classes de notas olfativas pode começar a pensar na sua próxima criação e quais as sensações vai querer despertar.